Como é que o Entre Palavras 8 ajuda o professor a cumprir o PPEB?

• Inclui todos os textos integrais exigidos pelo PPEB, para os quais apresenta atividades de motivação para a leitura e de ativação de conhecimentos prévios:

      • 3 narrativas de autores portugueses;
      • 1 conto de autor de país de língua oficial portuguesa;
      • 1 texto narrativo de autor estrangeiro;
      • 2 textos narrativos da literatura juvenil;
      • 2 textos dramáticos de autores portugueses;
      • Poemas de subgéneros variados.

• Apresenta equilibradamente textos literários e não literários e para todos eles define objetivos de leitura.
• Apresenta 2 secções de promoção da leitura (PNL): rubrica Tornar-me Leitor.

• Apresenta, de forma prática e exemplificada, as Oficinas de Escrita estruturadas segundo o preceituado no PPEB.
• Inclui várias tipologias textuais e intenções comunicativas: carta, notícia, reconto, texto de opinião, texto descritivo, texto argumentativo.
• Introduz uma nova rubrica de Laboratórios de Texto.
• Integra instrumentos de avaliação.

• Apresenta atividades tanto na perspetiva do emissor (expressão) como do recetor (compreensão).
• Integra instrumentos exequíveis de avaliação e regulação da expressão oral formal.

Integra o CEL, de forma progressiva, no desenvolvimento das restantes competências, tal como promove o seu estudo autónomo.
• Inclui, no final, um Anexo Informativo com sistematizações gramaticais.

• Oferece 5 testes formativos, um por cada sequência.

Inclui um Guia do Professor nas bandas laterais com:
• sugestões didáticas e metodológicas;
• sugestões de atividades de motivação para a leitura e atividades de pré-leitura;
• soluções de todas as perguntas de resposta fechada;
• remissões para outros recursos do projeto – Livro Prático do Professor, Oficinas de CEL e 20 Aula Digital.

Conjunto de fichas de trabalho que interagem com o manual do aluno através de remissões:
• os exercícios apresentam-se numa perspetiva diferenciada, com cores distintas, indicativas de diferentes graus de dificuldade;
• os exercícios são diversificados, promovendo o treino e a consolidação das aprendizagens de CEL.

Apresenta um conjunto de materiais didáticos relevantes para a lecionação:
• proposta de anualização do PPEB para o 8º ano;
• proposta de planificação das sequências didáticas do 8º ano, baseadas no manual*;
• materiais didáticos para o desenvolvimento da escrita e vários exemplos autênticos de escrita processual e de aperfeiçoamento de texto em interação com o professor (fase de textualização/revisão);
• 10 fichas de trabalho complementares às sequências didáticas do manual (com soluções);
• diversas fichas de avaliação da expressão oral*;
• 5 testes construídos segundo as tipologias do GAVE (com soluções)*.

* Materiais editáveis disponíveis em 20_Aula Digital

Conjunto de 13 fichas de língua, organizadas em formato laboratorial:
• ativam os conhecimentos prévios dos alunos;
• relacionam conhecimentos adquiridos com situações novas;
• orientam-se para a resolução de problemas.
São adaptáveis a um trabalho diferenciado e podem ser utilizadas na aula para resolver questões de CEL, de leitura, de escrita ou de oralidade.

Esta publicação está organizada de acordo com as sequências do manual:
• contém 77 planos de aula elaborados de acordo com os textos e outros recursos do manual;
• articula o manual com os demais componentes do projeto:
Caderno de Atividades, Livro Prático do Professor, Oficinas de CEL, 20 Aula Digital.

Inclui audições de vários tipos destinadas a apoiar atividades de compreensão oral das sequências do manual.
Aqui, neste site de apoio, são também disponibilizados áudios para os alunos.

(CD-ROM e online – www.lp8.sebenta.pt)
Dirigido ao aluno, o Manual Multimédia inclui o manual em formato digital e múltiplos recursos que complementam e enquadram as matérias, tais como animações, vídeos, links de internet, testes interativos e jogos.